quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ARTE QUE EDUCA


Jovens da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque aprendem lições de cidadania através da musica

Sucesso. Esse é o resultado de dois anos de dedicação e trabalho árduo do maestro Cussy Almeida e dos jovens que integram a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque (OCCMC). Para comemorar a data, o presente quem ganha são os amantes da boa música, que poderão desfrutar, de graça, de três apresentações da Orquestra. A emoção está garantida. Os músicos irão tocar de Vivaldi ao popular.

A OCCMC é composta por 120 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, do bairro do Coque, um dos locais mais violentos e com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Recife. Foi com o objetivo de promover a inclusão social , educacional e afastar os jovens da criminalidade, que o maestro Cussy, com o apoio do então Juiz da Associação Beneficente Criança Cidadã, João Targino, levou a diante o projeto que resultou na formação da Orquestra. Os jovens têm acompanhamento pedagógico e médico, direitos que não conheciam antes de ingressarem na orquestra.

“Quando comecei a fazer a seleção com os meninos do Coque, fiquei abismado. Eles mal sabiam ler e escrever o próprio nome. Tinha um garoto da 4ª série que confundia a letra O com o número zero”, lembra o maestro. A preocupação antes de tudo é com a formação da cidadania do jovem, afinal, “não se pode formar um profissional sem formar o cidadão. É preciso educar para vida", ressalta.
O método de ensino utilizado pelo maestro Cussy é o Suzuki, que desenvolve a percepção da criança e insere os país como agentes ativos no aprendizado dos filhos. Depois de muitas dificuldades enfrentadas, hoje, motivos não faltam para comemorar. Os integrantes da Orquestra Cidadã ganharam, em dezembro do ano passado, o Prêmio Innovare - que valoriza práticas pioneiras e bem sucedidas surgidas dentro do Poder Judiciário- ficando em segundo lugar. Já fizeram várias apresentações a pessoas e programas de TV importantes, entre eles o Presidente Lula e o Domingão do Faustão.

A Chesf, Gerdau, Pamesa, CNI e o Exército - este cedeu o espaço para se construir a escola de música- contribuem para que o projeto coordenado por Cussy de Almeida continue formando cidadãos. A Orquestra dos Meninos do Coque é o segundo trabalho do maestro com crianças carentes. O primeiro, que serviu de subsídio para a formação da OCCMC, foi a do Alto do Céu, no bairro de Beberibe, entre os anos de 1994 e 2004.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:

- 24 de agosto na Igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife Antigo,às 17h.
- 25 de agosto no Teatro de Santa Isabel, às 19h. Neste caso, é preciso pegar os convites que estarão disponíveis a partir das 18h do dia 23 na bilheteria do teatro
-28 de agosto na Igreja do Alto da Sé, em Olinda, às 19h


PARA PARTICIPAR DA ORQUESTRA É PRECISO:

- Ser morador do bairro do Coque
- Ter entre 7 e 14 anos
- Estudar em escola pública
- Possuir um bom rendimento escolar

OUTRAS INFORMAÇÕES: 3428-7600

* Por Clécio Sobral.

Nenhum comentário: