sexta-feira, 8 de agosto de 2008

FEIRA DE CARUARU EM FOCO


Exposição fotográfica retrata a diversidade da região

De tudo que há no mundo tem nela para vender. Esse foi o tema da exposição, realizada no Pavilhão Cultural do Pátio do Forró de Caruaru, do fotógrafo pernambucano João Abelardo, que retratou a diversidade da feira tradicional da cidade do Agreste pernambucano. A exposição, que começou no dia 31 de maio deste ano, e ficou em cartaz até o dia 30 de junho, foi realizada em conjunto com a de artes plásticas intitulada Terra de Caruaru. O projeto foi patrocinado pelo Programa BNB de Cultura que, na edição de 2008, contemplou, apenas no Estado de Pernambuco, 16 projetos no valor de R$ 291 mil, nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não-específicas.

Segundo o fotógrafo, a idéia de fazer a exposição já era um pouco antiga. “Vi no BNB de Cultura de 2008 a oportunidade de realizar o sonho de homenagear a maior feira ao ar livre do mundo”. João Abelardo, que nasceu na cidade de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, sempre se encantou pelas peculiaridades da feira Com a amostra, além de registrar a multiplicidade de cores, formas, cheiros e produtos, ele quis mostrar, também, o quanto é importante preservar a cultura local, pois até mesmo que mora na cidade desconhece as belezas da região.
Mais de 100 mil pessoas visitaram a amostra fotográfica que ainda deve passar pelo Recife, Brasília e Maceió, mas as datas ainda não estão confirmadas. “A feira de Caruaru faz gosto a gente vê”, já dizia o rei do baião, Luíz Gonzaga. E faz tanto gosto que, em dezembro de 2006, o valor cultural dela foi reconhecido com o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário: